Whatsapp Fabio Gamboa Arquitetura(21) 99251-5246
Whatsapp Fabio Gamboa Arquitetura(21) 99251-5246
Tendências para espaços comerciais em 2021
Em linha com este movimento, os espaços comerciais buscam se manter atualizados para conseguir oferecer uma experiência mais completa e isto passa, obrigatoriamente, pela arquitetura dos estabelecimentos. 

O complexo ano de 2020 está chegando ao fim. Desenvolvemos novos hábitos de vida e de consumo, aprendemos novos hobbies e temos muitas expectativas para o próximo ciclo. Em linha com este movimento, os espaços comerciais buscam se manter atualizados para conseguir oferecer uma experiência mais completa e isto passa, obrigatoriamente, pela arquitetura dos estabelecimentos. 

Diante disso, resolvemos produzir um blog super especial com as tendências para espaços comerciais em 2021. Vamos juntos? 

A questão da pandemia

É impossível começar o texto sem mencionar a pandemia de Covid-19. Embora existam vários estudos sobre a provável chegada de uma vacina para o começo do ano que vem, é esperado que ao menos ao longo do 1º semestre, algumas pessoas ainda estejam receosas de retomar a vida da maneira que era antes. 

Sendo assim, cabe a quem tem um comércio ser capaz de enxergar este aspecto natural e compreensível e pensar em maneiras para tornar a ida dos clientes tranquila e segura. 

Menos é mais

A partir daqui, entramos em um conceito da Arquitetura propriamente dita. A presença de poucos móveis ou elementos em um ambiente, tornando-o mais “clean”, é uma tendência que deve permanecer para o ano que virá, com mobiliário que seja funcional tanto para quem visita um comércio como também para quem toca o dia-a-dia. 

Sustentabilidade (com um toque de tecnologia)

Outro tema que não pode nunca ser deixado de lado. A Sustentabilidade é, mais que uma tendência, uma necessidade para os próximos tempos. 

A boa notícia aqui é que a tecnologia pode nos dar uma “forcinha”, especialmente em termos de iluminação, com lâmpadas inteligentes e sensores de presença, além de torneiras que controlem o consumo de água, muito comuns em banheiros de  shoppings centers, por exemplo. 

Para finalizar, é importante citarmos a questão da matéria-prima dos móveis utilizados. A tendência é apostar cada vez mais no natural, como madeira devidamente certificada. Plantas compondo cada ambiente também dão maior leveza a qualquer espaço.

Peças de destaque

Mesmo em um ambiente minimalista, é possível escolher peças-chave para dar aquele famoso “efeito WOW” no espaço. Lustres, quadros e até mesmo algum móvel pode ser responsável por reter a atenção, contando com o suporte de uma iluminação específica, se apropriado. 

Conclusão

Tendências apontam caminhos e são uma boa referência, mas não existe “receita de bolo”. Por isso, avalie bem o seu espaço e não se preocupe se não conseguir executar “de cara” cada um dos itens abordados aqui. Tudo tem o seu tempo e o importante para espaços comerciais é conseguir entregar produtos/serviços de qualidade, além de uma boa experiência no trato com o cliente. 

Conversar com um Arquiteto para que ele possa analisar a estrutura física que você tem à disposição e apontar as melhores alternativas é um excelente começo!

Conheça a FG Arquitetura!

A FG Arquitetura possui larga experiência em administração de obras no Rio de Janeiro, garantindo qualidade e eficácia nas entregas. Para conhecer mais sobre o nosso trabalho e projetos já realizados, clique aqui!


Vamos Conversar?
Se você tem algum desafio. ou projeto...
JUNTE-SE A NÓS!

Somos uma empresa de Arquitetura com mais de 10 anos de experiência nos mercados de projeto e obra disponibilizamos uma carteira de serviços que pode ser montada de acordo com a necessidade do nosso cliente.
CONTATO
contato@fabiogamboa.com
(21) 99251-5246
CONTINUE CONECTADO
This IP (3.232.96.22) is not authorized to view this mobile resource.