Tentar idealizar cada detalhe de um projeto mentalmente deve ser impossível. Independente do tamanho do imóvel, e ouso dizer que quando menor mais detalhes precisarão existir, é necessário que haja uma linha de raciocínio que conecte o início e o fim. Esse é nosso carro chefe na FG Arquitetura, o PROJETO. Até porque ninguém quer ficar explicando o que deve ser feito a mão de obra, a cada minuto, não e mesmo?
Tudo isso só é possível graças a dedicação que empenhamos nas reuniões com nossos clientes. Sim, porque parar toda a rotina para uma reunião de 10 minutos buscando resolver alguma questão que ja podia ter sido observada na reunião anterior, não faz nossa cabeça. Para nós o tempo do nosso cliente, assim como o nosso, vale ouro!
Nosso projeto é bem faseado, de modo a conferir ao cliente segurança na tomada de decisões. Dividimos nosso projeto da seguinte forma:
- Levantamento métrico – Ir até o local tirar medida de todos os ambientes do projeto
- Estudo Preliminar (EP) – Plantas em P/B com todos os móveis e circulações. O objetivo nessa etapa é entender a disposição da mobília e os espaços livres para circulação.
- Ante Projeto (AP) – Nessa etapa decidiremos as cores, texturas, revestimentos e etc… auxiliados por imagens 3D dos espaços e planta baixa colorida.
- Detalhamento – Aqui pegamos todo o processo criativo desenvolvido até então e transformamos em desenhos técnicos para execução da obra e/ou orçamento de empresas.
- Orçamento – Ao final da etapa de detalhamento fazemos todos os orçamentos de todas as etapas, de mão de obra à cortinas. Assim acabamos com o mito de que obra não tem valor final.
- Planejamento preliminar – Criamos o cronograma inicial junto a equipe contrata pelo cliente, com todas as datas pré-definidas e cronograma fisico x econômico, para que o cliente entenda antes da primeira martelada, como estão previstos os gastos. Ou seja, a obra só começa quando nossos clientes estão confortáveis quanto a prazo e preço. Por que esse truque de começar a obra sem valor amarrado, não faz nossa cabeça.