Whatsapp Fabio Gamboa Arquitetura(21) 99251-5246
Whatsapp Fabio Gamboa Arquitetura(21) 99251-5246
Obras sem sustos: a importância do planejamento
Quase sempre, obras vão além do aspecto funcional e representam o sonho de uma pessoa, seja o da casa própria ou de um negócio. Quando reformamos qualquer ambiente, desejamos dar uma nova “cara” ao espaço, que represente de alguma maneira aquele momento em que estamos vivendo. 

Quase sempre, obras vão além do aspecto funcional e representam o sonho de uma pessoa, seja o da casa própria ou de um negócio. Quando reformamos qualquer ambiente, desejamos dar uma nova “cara” ao espaço, que represente de alguma maneira aquele momento em que estamos vivendo. 

 Para que o sonho não se transforme em pesadelo, é importante que o planejamento seja executado com todo o cuidado e de forma funcional, analisando cada etapa da reforma e evitando grandes elevações de custos ao longo do tempo. Neste texto blog da FG Arquitetura, falaremos um pouco sobre este assunto. 

Perfil do brasileiro ao reformar

Pesquisa realizada em 2015 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo traz um dado que chama bastante atenção: Entre os entrevistados, 54% já fizeram reformas ou construções. Porém, menos de 15% utilizaram os serviços de um arquiteto ou engenheiro na obra, e as justificativas apontadas para isso incluíram uma maior facilidade de encontrar pedreiros e mestres de obras, o custo elevado e o desconhecimento de outras alternativas. 

O que essas pessoas não notam é que se por um lado gastam menos ao não contratarem um profissional mais qualificado, por outro, o custo operacional da obra, o aparecimento de falhas estruturais e um resultado estético aquém do esperado podem acabar elevando bastante o valor investido. Em resumo, o barato pode sair caro.

Vai reformar? Entenda as vantagens do planejamento

São várias as vantagens em se contratar uma empresa para planejar a sua obra. Entre elas, podemos citar: 

  • Definir todas as atividades da obra: com o planejamento, se tem uma noção mais precisa a respeito da quantidade de profissionais envolvidos no processo, que envolve pintura, instalação de novos equipamentos, quebra de paredes, entre outros.
  • Análise completa da estrutura do espaço: é possível considerar as possibilidades estruturais, acompanhando com calma o que pode ou não ser realizado.
  • Conceito estético: por meio do planejamento, pode ser feita uma pesquisa detalhada de referências para transformar o ambiente, analisando fatores como tons a serem utilizados, iluminação natural e objetivo daquele espaço.
  • Prazos definidos e cumpridos: quando falamos em reformas, normalmente já associamos à atrasos na entrega.  Contudo, quando existe um planejamento elaborado com um olhar realista, não é preciso revisar tanto o cronograma durante o andamento, diminuindo os atrasos;
  • Custo de materiais: como dito logo no começo do texto, um planejamento bem-definido inclui de maneira mais exata o custo dos materiais necessários para sua execução. Mesmo que surjam outras demandas ao longo do percurso, mas de uma maneira bem mais pontual e exata, não existirão tantas surpresas ao longo da obra em relação ao preço dos materiais.

Conclusão

O objetivo deste texto foi demonstrar a importância do planejamento para garantir obras sem sustos e imprevistos. Buscar por um profissional qualificado para executá-la faz toda a diferença e garante que você terá o resultado que espera ao transformar o seu espaço. 

Conte com a FG Arquitetura!

A FG Arquitetura possui larga experiência em administração de obras no Rio de Janeiro, garantindo qualidade e eficácia nas entregas. Para conhecer mais sobre o nosso trabalho e projetos já realizados, clique aqui!

 


Vamos Conversar?
Se você tem algum desafio. ou projeto...
JUNTE-SE A NÓS!

Somos uma empresa de Arquitetura com mais de 10 anos de experiência nos mercados de projeto e obra disponibilizamos uma carteira de serviços que pode ser montada de acordo com a necessidade do nosso cliente.
CONTATO
contato@fabiogamboa.com
(21) 99251-5246
CONTINUE CONECTADO
This IP (18.210.11.249) is not authorized to view this mobile resource.